Workshop II - Mapeamento e Diagnóstico Participativo das Necessidades de Cuidado
Workshop II - Mapeamento e Diagnóstico Participativo das Necessidades de Cuidado
Carga horária: 8 horas
Data: 10/12

Público-Alvo: Gestores(as), técnicos(as) e servidores(as) do Setor Público Estadual e Municipal.

Setor: Saúde, Assistência Social, Educação, Planejamento, entre outros.

Objetivo geral: Capacitar na formulação, implementação e avaliação de políticas do cuidado, promovendo a equidade de gênero e a integração intersetorial.

Formato: Sessões síncronas / assíncronas
Conteúdo Programático:

Carga horária total: 8horas

  • Transmissão ao vivo;
  • Palestrantes especializados no tema;
  • Certificado de Conclusão, ao final de cada workshop com 8 horas;
  • Certificado de Especialista, ao concluir o curso completo.

Importante: A partir de janeiro de 2026 as gravações dos encontros serão disponibilizadas em nossa plataforma pelo período de 6 meses. Os inscritos poderão rever os cursos nesse período.

Professores:

Equipe de Treinamento e Desenvolvimento

Conheça mais sobre o professor

Data: 10/12/2025

Carga Horária: 4 horas

Horário: das 9h às 13h


ASSUNTOS

1. METODOLOGIAS DE PESQUISA E DIAGNÓSTICO SOCIOTERRITORIAL

Objetivos: 

  • Conhecer ferramentas de análise socioterritorial para identificar desigualdades e carências locais.
  • Desenvolver leitura crítica do território considerando gênero, raça, idade e condição socioeconômica.
  • Elaborar diagnósticos que fundamentem a priorização de ações e serviços.

2. FERRAMENTAS PARA IDENTIFICAÇÃO DE PÚBLICOSS PRIORITÁRIOS

Objetivos: 

  • Definir critérios para identificação de crianças, idosos e pessoas com deficiência que necessitam de cuidado.
  • Utilizar dados demográficos e socioassistenciais para segmentação e priorização.
  • Criar mapas e tipologias de grupos vulneráveis.

Data: 10/12/2025

Carga Horária: 4 horas

Horário: das 14h às 18h


ASSUNTOS

3. INTEGRAÇÃO DE BASES DE DADOS INTERSETORIAIS

Objetivos: 

  • Compreender como integrar dados de Saúde, Assistência Social, Educação e outras pastas.
  • Identificar desafios operacionais, legais e institucionais da interoperabilidade.
  • Criar rotinas de cruzamento de informações para qualificar o diagnóstico do cuidado.

4. TÉCNICAS DE ENGAJAMENTO COMUNITÁRIO E ESCUTA ATIVA

Objetivos: 

  • Aprender metodologias participativas para ouvir populações usuárias e cuidadoras.
  • Aplicar práticas de escuta ativa para coleta qualificada de evidências.
  • Incorporar participação social no planejamento e no monitoramento da política do cuidado.