Público-Alvo: Gestores(as), técnicos(as) e servidores(as) do Setor Público Estadual e Municipal.
Setor: Saúde, Assistência Social, Educação, Planejamento, entre outros.
Objetivo geral: Capacitar na formulação, implementação e avaliação de políticas do cuidado, promovendo a equidade de gênero e a integração intersetorial.
Formato: Sessões síncronas / assíncronas
Carga horária total: 8horas
- Transmissão ao vivo;
- Palestrantes especializados no tema;
- Certificado de Conclusão, ao final de cada workshop com 8 horas;
- Certificado de Especialista, ao concluir o curso completo.
Importante: A partir de janeiro de 2026 as gravações dos encontros serão disponibilizadas em nossa plataforma pelo período de 6 meses. Os inscritos poderão rever os cursos nesse período.
Equipe de Treinamento e Desenvolvimento
Conheça mais sobre o professorData: 10/12/2025
Carga Horária: 4 horas
Horário: das 9h às 13h
ASSUNTOS
1. METODOLOGIAS DE PESQUISA E DIAGNÓSTICO SOCIOTERRITORIAL
Objetivos:
- Conhecer ferramentas de análise socioterritorial para identificar desigualdades e carências locais.
- Desenvolver leitura crítica do território considerando gênero, raça, idade e condição socioeconômica.
- Elaborar diagnósticos que fundamentem a priorização de ações e serviços.
2. FERRAMENTAS PARA IDENTIFICAÇÃO DE PÚBLICOSS PRIORITÁRIOS
Objetivos:
- Definir critérios para identificação de crianças, idosos e pessoas com deficiência que necessitam de cuidado.
- Utilizar dados demográficos e socioassistenciais para segmentação e priorização.
- Criar mapas e tipologias de grupos vulneráveis.
Data: 10/12/2025
Carga Horária: 4 horas
Horário: das 14h às 18h
ASSUNTOS
3. INTEGRAÇÃO DE BASES DE DADOS INTERSETORIAIS
Objetivos:
- Compreender como integrar dados de Saúde, Assistência Social, Educação e outras pastas.
- Identificar desafios operacionais, legais e institucionais da interoperabilidade.
- Criar rotinas de cruzamento de informações para qualificar o diagnóstico do cuidado.
4. TÉCNICAS DE ENGAJAMENTO COMUNITÁRIO E ESCUTA ATIVA
Objetivos:
- Aprender metodologias participativas para ouvir populações usuárias e cuidadoras.
- Aplicar práticas de escuta ativa para coleta qualificada de evidências.
- Incorporar participação social no planejamento e no monitoramento da política do cuidado.